19/08/2011

A318 da OceanAir

Airbus A318

Fotos: Rafael Lopes
Texto: Palegre ao Vivo

Desde o dia 1º de agosto de 2011, os voos da OceanAir para Guarulhos e Brasília passaram a ser operados novamente pelo Airbus A318, em substituição ao MK-28. O voo parte de Porto Alegre às 06h46 no voo ONE 6319 e regressa às 23h37 no voo ONE 6318.

A aeronave que executou o ONE 6319 foi o Airbus A318 matrícula PR-AVO, com capacidade para 126 passageiros. Este voo chegou em Porto Alegre ainda na noite anterior, às 23h52, procedente de Brasília e Guarulhos. Após o desembarque dos passageiros, o A318 permaneceu na posição 2R para pernoite. Na manhã do dia 13 de agosto, data do nosso voo, realizou-se o check-in na hora marcada. Em seguida fomos aguardar o inicio dos procedimentos de embarque. Como a aeronave já está no aeroporto, não ocorreram atrasos significativos e todo o processo de embarque ocorre tranquilamente. Às 06h35 todos os passageiros já haviam embarcado, restando apenas os documentos por parte do despachante que vieram em seguida. Às 06h40 a porta foi fechada, calços retirados, finger desacoplado e garfo de pushback engatado, iniciando a liberação da posição. Nesse período deu-se início os procedimentos de segurança aos 115 passageiros que estavam a bordo (91,2% de ocupação).

Desde a meia noite do dia 13 de agosto até o horário da nossa decolagem, às 06h50, ocorreram 13 decolagens. Isso porque Porto Alegre no período da madrugada não recebe voos regulares e de acordo com NOTAM, no período entre 01h40 e 06h00 ocorrem obras na pista impraticando as operações neste período. As aeronaves que decolaram entre meia noite e 01h40 foram: GOL 7610 para Santiago às 00h28, GOL 1868 para Florianópolis às 00h34, GOL 7486 para Montevidéu às 00h41 e GOL 7464 para Córdoba às 00h44. Após o período de obras, os voos que precederam nossa decolagem foram: TAM 3297 para Guarulhos às 06h01, Azul 4134 para Campinas às 06h08, Trip 5308 para Confins às 06h16, TAM 3194 para o Galeão às 06h24, Webjet 5743 para Confins às 06h26, TAM 3048 para Congonhas às 06h33, GOL 1647 para Florianópolis às 06h36 e Webjet 5706 para Brasília às 06h44. Logo em seguida, estávamos na pista 11, decolando às 06h50 para Guarulhos, na saída JUICE1B, subindo ao FL350.

Nesse voo, o assento foi na posição 11E, localizada próximo à metade da aeronave, na fileira da direita, assento do meio. A aeronave possui um espaçamento entre poltronas muito bom, comparado a outros Airbus de empresas brasileiras. Como entretenimento, telas de vídeo localizadas na parte superior da cabine exibiu um filme da Grande Família. O serviço de bordo foi iniciado aproximadamente 30 minutos após a decolagem. Como café da manhã, serviram pão de forma com queijo e chester e bebidas à vontade.

Um assunto interessante para ser informado é em relação ao custo do voo. As passagens foram compradas com um mês da antecedência pelo site da Avianca.com.br. O valor inicial proposto pela empresa estava em R$98,00 a ida e o mesmo valor para a volta. Com 15 dias de antecedência para o voo, o valor havia passado para R$129,00 cada perna, um aumento de 31% em relação ao valor inicial. Na semana do voo, o custo estava em R$155,00 cada perna, um aumento de 58% em relação ao valor inicial das vendas.

O desembarque em Guarulhos ocorreu na área remota. Após o desembarque os ônibus da Infraero transportaram os passageiros até a sala de desembarque, onde às 08h31 as bagagens já estavam em mãos novamente.

                             Foto após a decolagem da 11 de Palegre.

                             Recém passando a camada de nuvens
                 Cabine de passageiros com as telas para entretenimento
                       Serviço de bordo: Sanduiche e bebida a vontade
                 Perigo nos céus: Na chegada a São Paulo avistou-se um balão
                             Procedimento de chegada para Guarulhos
                 Poluição no horizonte deixa claro: Estamos em São Paulo
                No solo, speedbrakes acionados, reversos acionados e pouco freio

                                                 Área remota

Airbus A318 PR-AVO

2 comentários:

Fernando C. Milke disse...

Ótimo, belo voo!

pedroperugini disse...

Muito legal o Flight Report.

Parabéns.