08/02/2011

Porto Alegre, 05 de fevereiro de 2011

Os spotters de Porto Alegre sabem que todos os sábados o Aeroporto recebe a visita do Airbus A330. Nesse 05 de fevereiro de 2011 não foi diferente. A diferença é que hoje vamos de carona para Guarulhos.


Eram 09h35 quando o voo JJ 3509 ingressou na aproximação. Avistado pela Torre de Controle de Porto Alegre na longa final da pista 11, o Airbus A330-223, prefixo PT-MVP, recebeu a autorização para pouso executando aproximação ILS. O céu estava CAVOK, a temperatura indicava 27ºC e o vento soprava calmo, quando os trens de pouso principais tocaram a pista às 09h37. Mais uma etapa estava cumprida, pois durante a madrugada o mesmo PT-MVP executou a rota Madrid - Guarulhos no voo JJ 8065. E após o retorno a Guarulhos no JJ 3508, o MVP assumiria o JJ 8018, com destino a Ezeiza, ou seja; Madrid-Guarulhos-Porto Alegre-Guarulhos-Buenos Aires-Guarulhos!

Após livrar a pista pela taxiway E, o JJ 3509 iniciou o taxi ao pátio 1 até a posição 2C para realizar o desembarque dos passageiros, das bagagens e da carga, que aliás, como possui um porão maior que o A321, o porão do A330 tornou-se o motivo principal da operação semanal a Porto Alegre, que passou a ser regular desde o dia 14 de novembro de 2009.



Este Airbus A330-223, de número de série 961 realizou seu primeiro voo no dia 01 de outubro de 2008 ainda com a matrícula de testes da Airbus, F-WWYF. Dia 29 de outubro de 2008, a TAM passou a ser a primeira e até então única empresa a operar esta aeronave, que passou a ser reconhecida com o prefixo PT-MVP.


Após a realização do check-in, os passageiros se dirigiam para a sala de embarque aguardando a autorização dos funcionários para a entrada na aeronave. O embarque foi autorizado às 10h23, já assumindo como JJ 3508 com retorno a Guarulhos. Ao todo, 163 passageiros embarcaram (74,4% de ocupação) e somados à tripulação da aeronave, finalizou 173 pessoas.

Durante a caminhada pelo Terminal 1 rumo a ponte de embarque 2C, pode ser visto ao lado, na ponte 1R, o Airbus A320, prefixo PT-MZZ, já sem os calços, desacoplado da ponte de embarque, aguardando autorização do Solo para iniciar o pushback e cumprir o voo JJ 3058 para Congonhas.


A configuração do A330 é composta por 4 assentos na primeira classe, 36 assentos na classe executiva e 183 assentos na classe econômica, sendo que a primeira classe não é oferecida em voos domésticos, totalizando assim 219 assentos ofertados nesta perna para São Paulo.

Em contato com o Solo Palegre, o JJ 3508 recebeu a autorização do plano de voo para Guarulhos no FL370. A pista em uso passou a ser a 29, com isso, a saída informada pelo controlador foi ATMA1 JUICE. A rota então ficou: SBPA ATMA1 JUICE UM540 OSAMU OSAMU5 SBGR

Sentado na posição 37K, foi possível visualizar o carregamento das bagagens na aeronave. Todas as bagagens são acomodadas nesses pallets facilitando o armazenamento e agilizando a retirada no desembarque devido ao grande volume de bagagens armazenadas.


Com as portas fechadas e com o finger retirado, o MVP liberou a posição e realizou o pushback às 10h47. À direita do Airbus, havia o Boeing 737-800, prefixo PR-GIV, na posição 3C, também já desacoplado e pronto para iniciar o pushback para executar o voo G3 1953 com destino ao Galeão.


Após o término do acionamento dos motores, às 10h53, o widebody começou a taxiar pelo pátio 1 e pelas taxiways D e E até a cabeceira 29. As condições meteorológicas no momento eram CAVOK, temperatura de 31ºC e vento de 310º com 7 nós.


Às 11h02 o MVP ingressou na pista, realizando taxi até a cabeceira 29 e completando com o back-track na área de giro, para utilizar os 2280 metros que a pista de Porto Alegre oferece. Às 11h04 foi autorizada a decolagem pela Torre de Controle. Posterior, o Controle Palegre autorizou que após o bloqueio do NDB Guaíba, iniciasse curva a direita direto na proa de Juice, facilitando a saída em rota, não havendo mais a necessidade de realizar o procedimento ATMA1 que exige curva a esquerda sobre a cidade de Porto Alegre até o rádio-farol Figueiras para então aproar o fixo Juice que delimita a TMA POA.


Aeroporto Internacional Salgado Filho

Com proa no fixo JUICE, o Airbus A330 vai subindo inicialmente ao FL110 onde estabilizou às 11h10. Após um curto período, retorna a subida para o FL370. Sua rota pela aerovia UM540 até o fixo OSAMU passa também pelos fixo NANDU e PONCA.

Nesta aerovia, ainda em subida, passou um Airbus A320 da TAM, em sentido contrário já estabilizado no FL380.

Após o bloqueio do fixo OSAMU, inicia o procedimento de chegada via OSAMU5 para a pista 09R de GRU. Esta STAR passa pelos seguintes fixos:

ANISE, VOR SAT, GURU, LOVE, FAET, PONY, UGONO, BROZ, ZUKE, CAST e NDB IG.





O lanche foi servido às 11h20. O sanduíche foi queijo com bacon e a bebida foi refrigerante.

Exatamente 1h23 após nossa decolagem de Porto Alegre, estávamos na final da 09R de Guarulhos. Quando a aeronave chegou na remota L11, obtivemos mais imagens do interior da aeronave.

Banheiro:



Galley:




Tela individual:





Tour pelo cockpit:








E após o desembarque da aeronave:








E numa visão geral da remota:


Nesta imagem acima aparecem:

EC-IZY Airbus A340-642 IBERIA - voo IB 6825 LEBL - LEMD - SBGR
F-GSPP Boeing 777-228ER AIR FRANCE - voo AF 454 LFPG-SBGR
I-DISD Boeing 777-243ER ALITALIA - voo AZ 674 LIRF-SBGR
N782AN Boeing 777-223ER AMERICAN AIRLINES - voo AA 907 KMIA-SBGR
N784AN Boeing 777-223ER AMERICAN AIRLINES - voo AA 951 KJFK-SBGR
PT-MVP Airbus A330-223 TAM - voo JJ 3508 SBPA-SBGR
N195DN Boeing 767-332ER DELTA AIRLINES - voo DA 105 KATL-SBGR


3 comentários:

Administrador disse...

Excelente flight report!

João Fonseca disse...

Q Sorte... Voar num A330 na rota SBPA-SBGR... Não é todo dia que se vê isso!

Daniel Serafim disse...

belo relatório. parabéns